Mentorias

As mentorias oferecidas pelo Programa Escola Segura – PES contribuem para a conquista de novos objetivos ligados à carreira dos profissionais da área da Educação. São formações realizadas por mentores com currículo diferenciado e vasta experiência em seu campo específico de atuação. Por meio delas, o profissional que procura esse tipo de formação direciona a carreira, abrindo se para novas oportunidades na sua área.

Nossas mentorias podem ser realizadas de maneira isolada ou na composição de eventos maiores de instituições de ensino ou redes educacionais públicas ou privadas, como congressos e semanas pedagógicas, ou ainda, em eventos abertos oferecidos pelo programa.

São realizadas no formato presencial, on-line ou híbrido. Ao final das mentorias, os profissionais recebem o certificado de participação.

Conheça as mentorias do Programa Escola Segura:

Excelência no Atendimento ao Cliente

Atualmente os consumidores de todos os setores estão cada vez mais exigentes e não se limitam à busca de produtos e serviços. Eles procuram experiências completas que atendam suas necessidades com confiabilidade, segurança e agilidade, de forma a receberem um atendimento que seja eficiente e surpreendente. Nas instituições de ensino não é diferente, pois os pais dos alunos buscam o apoio e a segurança necessários para a formação do seu bem mais preciso: os seus filhos!

Para atender a essa demanda, o Programa Escola Segura – PES oferece a Mentoria em Excelência no Atendimento ao Cliente, voltada a todos os profissionais das instituições que têm o trato direto com pais e alunos. A formação está organizada em 16 horas, no formato presencial, on-line ou híbrido.

Ao final da mentoria, todos os participantes recebem o certificado e estarão aptos aplicar todos os conhecimentos adquiridos, contribuindo, assim, para o sucesso institucional.

Ementa:

  • O que é o atendimento ao cliente.
  • A importância do bom relacionamento com os clientes.
  • Entenda quem é o seu público.
  • A construção do atendimento de excelência;
  • Os princípios do atendimento ao cliente.
  • O atendimento ao cliente como ferramenta de captação, fidelização, minimização de perdas e recuperação de alunos.
  • A diminuição da inadimplência a partir do atendimento eficiente.
  • A capitalização dos diferenciais da sua instituição em relação à concorrência e a apresentação aos clientes.
  • O atendimento no período de matrículas.
  • Vivências e práticas de atendimento no ambiente escolar.

Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD

A LGPDP 13.709/2018 tem como propósito estabelecer as diretrizes de como os dados pessoais dos cidadãos devem ser coletados e tratados.

Ela define um conjunto de direitos para os titulares dos dados, gera obrigações específcas para os controladores e cria uma série de procedimentos e normas para que haja maior cuidado com o tratamento de informações pessoais e compartilhamento com terceiros.

A lei se aplica a toda informação relacionada à pessoa natural identifcada ou que possa ser identificável e aos dados que tratem de origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização de caráter religioso, filosófico ou político, dados referentes à saúde ou à vida sexual, genético ou biométrico, sempre que os mesmos estiverem vinculados a uma pessoa natural.

A legislação se fundamenta em diversos valores, como o respeito à privacidade, à liberdade de expressão, à inviolabilidade da intimidade, ao desenvolvimento econômico e tecnológico, à inovação, à livre iniciativa, à livre concorrência e defesa do consumidor e aos direitos humanos de liberdade e dignidade das pessoas.

Nessa perspectiva, o Programa Escola Segura – PES oferece a Mentoria em LGPD, em 37 horas de formação, no formato presencial, on-line ou
híbrido.

Ao final da mentoria, todos os participantes receberão o certifcado e estarão aptos a implantar a LGPD em suas instituições de ensino, de forma a garantir a segurança dos dados de toda a sua comunidade educativa.

Ementa:

  • Introdução à LGPD.
  • A importância dos dados pessoais na atualidade.
  • Como implementar um programa de adequação à LGPD.
  • Perfil e responsabilidades do DPO.
  • Noções de segurança da informação.
  • Medidas em caso de vazamento de dados.
  • Direitos dos titulares.
  • Cláusulas imprescindíveis nos contratos.
  • Documentos mais importantes para a adequação à LGPD.
  • Agência Nacional de Proteção de Dados – ANPD.
  • Transferência Internacional de dados pessoais.

Educação Inclusiva: um direito de todos!

Pode-se afirmar que a Educação Inclusiva é a maneira mais atual e efetiva de se fazer educação, pois permite a todos a possibilidade de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Uma Instituição de Ensino Inclusiva acolhe com qualidade todos os estudantes, estimula o respeito à diversidade, promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, oportuniza o desempenho acadêmico, acredita que todos podem aprender, prepara para o mundo real, estuda e busca apoio continuamente.

Nessa perspectiva, o Programa Escola Segura – PES oferece a Mentoria em Educação Inclusiva , em 16 horas de formação, no formato presencial, on-line ou híbrido.

Ao final da mentoria, os participantes receberão o certificado e estarão aptos a contribuir na implantação da educação inclusiva em suas instituições de ensino.

Ementa:

  • Diálogos iniciais e premissas do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Lei Brasileira de Inclusão.
  • Lei Geral de Proteção de Dados – Igualdade e não discriminação e as responsabilidades familiares e escolares.
  • O direito à vida, saúde e ao diagnóstico precoce – O superior interesse da criança e a urgência pedagógica.
  • Inclusão e o direito a aprender direito – Incursões jus pedagógicas no cotidiano escolar.
  • Acessibilidade e mobilidade – Aspectos pedagógicos e educacionais.
  • Crimes e Infrações Administrativas – Conhecer para prevenir.
  • A questão do autismo – Conhecendo a Lei Federal 12.764/2012 – Lei Berenice Piana.
  • A questão do TDAH – Conhecendo a Lei Federal 14.252/2021.

Práticas Restaurativas no Ambiente Escolar

As Práticas Restaurativas são um método utilizado com base no diálogo qualificado entre pessoas, independente de faixa etária, no âmbito familiar, escolar e organizacional, para a resolução de conflitos, que contribuem de forma efetiva na reparação de danos, restauração de vínculos e na promoção de responsabilizações. Tais práticas permitem a integração e pacificação comunitária. Para sua aplicação, faz-se necessária a intervenção de mediadores, sem que para eles seja requisito a formação específica em uma determinada área; ou seja, qualquer colaborador da escola, desde que seja capacitado para desempenhar esse papel de maneira imparcial e justa, poderá atuar como facilitador.

O objetivo das Práticas Restaurativas na escola é construir relacionamentos saudáveis, em que os indivíduos, sejam eles alunos, professores, demais colaboradores, pais ou responsáveis, possam se relacionar com base na confiança, na compreensão mútua, nos valores compartilhados, na cooperação, no respeito, na humildade, na confidencialidade, na transparência e na solidariedade.

Nessa perspectiva, o Programa Escola Segura – PES oferece a mentoria em Práticas Restaurativas no Ambiente Escolar, totalizando 20 horas de formação, no formato híbrido. São 16 horas de vivências de Círculos Restaurativos e mais 4 horas distribuídas em dois encontros on-line para a complementação com a fundamentação teórica. Ao final da mentoria, todos os participantes receberão o certificado e poderão atuar na aplicação das Práticas Restaurativas em suas escolas.

Ementa:

  • Aspectos históricos e teóricos das práticas restaurativas.
  • Fundamentos jurídicos das práticas restaurativas.
  • Por que as práticas restaurativas no chão da escola?
  • Práticas restaurativas e Círculos de Construção de Paz.
  • Apresentação dos elementos do Círculo de Construção de Paz.
  • Introdução à Comunicação Não-Violenta e atividades vivenciais.
  • Vivências temáticas dos círculos restaurativos com educandos, equipes e famílias.